8 de julho de 2011


Em causa está um corte numa crónica de opinião do humorista, que respondia a um outro texto de Miguel Sousa Tavares, também cronista no desportivo, e com quem Victor Serpa entendeu estar a manter-se um clima de “guerra civil” através das páginas do jornal.

Na sequência das alterações ao texto de José Diogo Quintela, realizadas sem autorização nem conhecimento prévio do autor, o humorista abandonou as crónicas, bem como o colega dos Gato Fedorento, Ricardo Araújo Pereira.

Para a ERC, “não se verifica a existência de causa que legitime, da parte do director de ‘A Bola', o tipo de intervenção que teve, cortando parte do texto da crónica sem o conhecimento e autorização” do cronista.

O regulador entende que “cortar representa uma distorção inaceitável da opinião do autor e traduz um comportamento que ofende a boa fé e as expectativas dos leitores”, que também não foram alertados para as alterações no texto publicado.

A ERC considera ainda que Vítor Serpa “poderia recorrer a formas diferentes de dirimir o caso”, e que a conduta do director “não se enquadra nos padrões de exigência ético-legais que devem pautar a actividade jornalística em geral e extravasa os limites dos poderes gerais de orientação que lhe assistem”.

No entanto, a ERC recusou o pedido de Zé Diogo Quintela em classificar a atitude do director de ‘A Bola’ de “censura”para que o termo “não se vulgarize” e seja utilizado com “prudência”. A autoridade rejeita ainda impôr ao desportivo que publique, na íntegra, a crónica em questão como o humorista solicitou, uma vez que o pedido “vai para além das competências próprias da ERC e colide flagrantemente com o princípio de liberdade de imprensa e atenta contra a autoniomia editorial” do jornal.

1 comentários:

Anónimo disse...

I've been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before.
Take a look at my page :: V2 Coupon Code

Com tecnologia do Blogger.

Follow Me