13 de setembro de 2009

As relações entre o Diário de Notícias e os Gato Fedorento estiveram afectadas nos últimos dois anos por uma notícia publicada em Maio de 2007.

Em causa estava um alegado plágio da música do genérico de um programa da RTP1 Diz que É Uma Espécie de Magazine. Essa notícia teve então destaque na primeira página. Percebemos imediatamente que houvera um erro de interpretação da nossa parte, apesar de esse genérico ter sido uma pastiche de um videoclip de Petite mèche de tes Cheveux, do cançonetista Claude François, uma canção baseada na música popular do séc. XVII Three Blind Mice. Os Gato Fedorento nunca o esconderam, mas esse facto não era do conhecimento do jornalista que redigiu a notícia.

A notícia foi desmentida ao DN e, dias depois de o editor da área de TV ter admitido estar na posse da informação que desmentia a notícia, o DN solicitou que os Gato Fedorento respondessem a algumas questões sobre o caso, para serem publicadas no dia seguinte em lugar de destaque. As questões foram respondidas, mas não publicadas no dia seguinte, nem nos seguintes. O DN queixou-se de que as respostas eram acintosas. A entrevista acabaria por ser publicada mais tarde, numa altura em que já não se discutia o assunto, numa página interior.

O DN assume publicamente essa falta, reafirmando nunca ter havido má-fé em relação aos Gato Fedorento e quer com a presente nota ultrapassar o diferendo. Não foi nunca intenção do jornal ter qualquer reserva contra o conhecido grupo de humoristas, cujo profissionalismo reconhecemos e estimamos - e desde então o provámos de forma substantiva com as nossas notícias, reportagens e entrevistas. Ficou, no entanto, o problema de relacionamento formal que hoje damos felizmente por terminado a contento de ambas as partes.

0 comentários:

Com tecnologia do Blogger.

Follow Me